Airbus C295. Foto: Airbus
A aeronave de transporte tático médio Airbus C295 atingiu 300 pedidos. Do Oceano Pacífico ao deserto árabe, da selva tropical ao Sahel e à estepe cazaque, o C295 e a sua quota de mercado tornaram-se uma história de sucesso para a indústria aeroespacial europeia e espanhola.
+ Clique aqui para ver o vídeo do Airbus C295
Aqui estão 13 fatos e números interessantes sobre a aeronave:
1. O Airbus C295 atingiu 300 encomendas na sequência da aquisição pela República do Cazaquistão de uma terceira aeronave, em configuração de transporte, para o Serviço de Aviação do Comité de Segurança Nacional. Esta nova aeronave junta-se aos dois C295 já operados por esta agência.
2. Em 1999, a Força Aérea e Espacial espanhola tornou-se o primeiro cliente do C295 ao adquirir nove aeronaves, em configuração de transporte, com a primeira aeronave sendo entregue em 2000.
3. O C295 é líder de mercado na categoria de transporte tático médio com mais de 80% do mercado. Atualmente, são 41 operadoras de 37 países da Europa, Américas, África e Ásia. Desses 41 operadores, 19 fizeram pedidos repetidos.
4. A Índia é o maior cliente do C295, com 56 unidades, 16 montadas em Sevilha e o restante a ser montado pela Tata em Vadodara, na Índia. Em setembro de 2023, a Força Aérea Indiana (IAF) recebeu a primeira aeronave. A entrega da segunda aeronave está prevista para maio de 2024 e as próximas 14 serão entregues a uma taxa de uma por mês até agosto de 2025.
5. Até agora, o C295 acumulou 610.000 horas de voo entre todos os seus operadores. O operador com o maior número de horas de voo é a Força Aérea e Espacial Espanhola, com mais de 90.000 horas de voo. A Força Aérea Brasileira tem o C295 com o maior número de horas de voo, acumulando mais de 9.000 horas de voo.
6. Após o sucesso do C212 e do CN235, a Construcciones Aeronáuticas (C.A.S.A.), origem da Airbus na Espanha, decidiu lançar o C295, evolução natural do CN235, uma aeronave um pouco maior e com 50% mais capacidades.
7. Em comparação com o seu antecessor, o C295 caracteriza-se por um motor mais potente, o Pratt e Whitney Canada PW100 de 2645 cv, uma nova hélice, uma asa redesenhada, entre outras alterações, mas mantendo ao máximo a semelhança entre ambas as plataformas.
8. O nome C295 significa C para CASA, 2 para o número de motores e 95 para a carga útil máxima inicialmente planejada: 9,5 toneladas.
9. O programa foi lançado oficialmente em 1996, a construção do primeiro protótipo começou no início de 1997 e o primeiro voo ocorreu em novembro daquele ano em Getafe, Madri. Em novembro de 1999, o Instituto Nacional Espanhol de Tecnologia Aeroespacial (INTA) certificou militarmente a aeronave pela primeira vez.
10. O C295 é capaz de decolar e pousar em pistas curtas (STOL), de superfície macia e não pavimentadas, tornando-se a aeronave ideal para teatros de operação em todo o mundo, desde climas desérticos e áridos até climas frios e tropicais.
11. Um exemplo de capacidade STOL é o uso de estradas por C295s poloneses ou finlandeses como pistas de preparação para um ataque.
12. Os C295 da missão são equipados com o sistema de missão FITS (Fully Integrated Tactical System), desenvolvido pela Airbus Defence and Space, que permite ao C295 desempenhar funções que vão desde a guerra antissubmarina e anti-superfície (ASW) até a busca e salvamento (SAR), patrulha marítima (MPA), inteligência de sinais (SIGINT) e proteção ambiental, entre outras. O FITS pode ser operado remotamente a partir de terra.
13. O C295 também pode ser usado como avião-tanque para reabastecimento aéreo de outras aeronaves ou helicópteros, tanto em operações diurnas quanto noturnas. Isso requer a instalação de um kit roll-on/roll-off.
Fotos e vídeo: Divulgação Airbus